terça-feira, 5 de março de 2013

5 de Março: Dia de Villa-Lobos!!!


5 de Março: Dia de Villa-Lobos!!!


Olá amigos!!! Hoje, não poderia esquecer-me do maior Compositor Brasileiro de todos os tempos, o Maestro Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), nosso Villa-Lobos, que utilizou em suas composições, tanto os recursos composicionais eruditos, quanto a linguagem musical popular, unindo essas duas expressões de forma majestosa!!! O folclore brasileiro, a atmosfera indígena e o choro boêmio estiveram sempre presentes em sua magnífica obra, e Villa-Lobos sempre formalizou os mais altos recursos composicionais na construção desses temas!!! O dia 05 de Março marca o aniversário de nascimento do nosso maior Mestre!!! Parabéns, Maestro Heitor Villa Lobos!!!


Sua Obra:


Música Orquestral: 12 Sinfonias (1916-1957); Uirapuru (1917); Amazonas; Choros: n.º 06 (1926), n.º 08 (1925), n.º 09 (1929), n.º 10 - Rasga o Coração, n.º 11 (1928) e n.º 12 (1929).



Bachianas brasileiras: n.º 01 (1930) para 12 Violoncellos, n.º 02 (1930) para orquestra, n.º 03 (1938) para piano e orquestra, n.º 04 (1936) para piano ou para orquestra, n.º 05 (1938-1945) para soprano e 8 violoncellos, n.º 06 (1938) para flauta e fagote, n.º 07 (1942) para orquestra, n.º 08 (1944) e n.º 09 (1945) para orquestra e choro.


Outros: Erosão (1950), Odisseia de uma Raça (1953), Gênesis (1954), Emperor Jones (1956), Momoprecoce para piano e orquestra (1929), 5 concertos para piano e orquestra (1945, 1948, 1957, 1954, 1954), Martírio dos Insetos (1925) para violino e orquestra, 2 concertos para violoncelo e orquestra (1913, 1955), Concerto para Violino e Orquestra (1951), Concerto para Violão e pequena orquestra (1951), Concerto para Harpa e Orquestra (1953), Concerto para Harmônica e Orquestra 1953,  Ciranda das Sete Notas para Fagote e Orquestra (1953), Fantasia para Violoncelo e Orquestra (1945), Concerto grosso (1958).


Piano: Danças Características Africanas (1914), Prole do Bebê n.º 01 (1918), Prole do Bebê n.º 02 (1921), Lenda do Caboclo (1920), Caixinha de Música Quebrada, Rudepoema (1926), Choros n.º 05 (1926), Cirandas (1929), Saudades das Selvas Brasileiras (1927), Valsa da dor (1930), Ciclo Brasileiro (1936), As Três Marias (1939), Hommage a Chopin (1949).


Música de câmara: 17 quartetos de cordas (1915–1957), 3 trios para piano, violino e violoncelo, Sexteto Místico (1917), Quarteto Simbólico (1921), Trio para oboé, clarinete e fagote (1921), Noneto (1923), Quarteto de sopros (1928), Quinteto em Forma de Choros (1928), Bachianas n.º 01 para conjunto de violoncelos (1930), Bachianas n.º 06 para flauta e fagote (1938), Trio de cordas (1945), Duo para violiono e viola (1946), Assobio a Jato (1950), Fantasia Concertante (1953), Duo para oboé e fagote (1957) e Quinteto instrumental (1957).


Violão: Choros n.º 01 (1924), 12 Estudos (1924–1929), 5 Prelúdios (1940) e Suite Popular Brasileira (5 peças) (1908-1912 e 1923).


Música Vocal: Canções típicas brasileiras (1919), Guia prático (1938), Serestas (1925), Bachianas n.º 05 (1938–1945) para Soprano e 8 Violoncellos, Floresta do Amazonas (1958), Modinhas e canções (1933–1942) e Poema de Itabira (1942).


Música Coral: Vida Pura, oratório (1919), Descobrimento do Brasil, 4 suítes (1937), Missa de São Sebastião (1937), Bendita Sabedoria (1958) e Magnificat (1958).


Música Dramática: Izaht, ópera (1912/1918), Magdalena, opereta (1947), Yerma, ópera (1956) e A Menina das Nuvens, ópera bufa (1958).



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