segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Folclore no Ensino Musical!!!

O Folclore no Ensino Musical!!!
(Pluralidade cultural,  pedagogia reflexiva e música).

Para o professor, a necessidade em se trabalhar a pluralidade e os elementos culturais na educação em nossos dias, seja no ensino regular ou musical, se torna cada vez mais um compromisso a ser cumprido, ao passo que o educador, no momento o qual decide por elaborar um currículo onde a diversidade cultural esteja presente nas atividades dos alunos, precisará de forma diversificada utilizar os mais variados recursos disponíveis para o processo educacional como um todo.

O folclore brasileiro e universal é uma das manifestações onde a pluralidade cultural se permeia através dos costumes dos mais variados e de regiões das mais diversas do nosso país e do mundo!  Tem suas origens nas mais variadas festas populares, nos costumes e na cultura das mais diferentes regiões e nações, estando presente nas festas dos povos em diferentes momentos do nosso calendário. Em outros momentos foi objeto de pesquisa e de estudo por importantes compositores como Villa-Lobos, Béla Bartók e Zoltán Kodály. Como parte imprescindível da formação cultural das crianças, ele está presente nas escolas com a sua inserção através dos Parâmetros Curriculares Nacional , ainda muito cedo, a partir dos jogos, das cantigas, das parlendas, dos desenhos, das comemorações festivas, enfim, recriando o universo infantil de forma lúdica e enriquecendo o mundo da criança em sua imaginação e criatividade!!!

Esses conhecimentos plurais e culturais adquiridos pela criança desde muito cedo no seu dia a dia escolar podem ser educados e trabalhados musicalmente, ampliando assim o seu repertório cultural musical, através de novos recursos metodológicos e pedagógicos ministrados pelo seu professor de música. Na aula de instrumento musical ou de canto, o professor, ao utilizar a riqueza de elementos culturais que a criança possui com sua experiência de vida, poderá proporcionar a mesma um contato com os primeiros ritmos, melodias ou acordes de forma organizada, lúdica e divertida a partir de metodologias que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem, respeitando assim sua etapa inicial de adaptação com o novo instrumento, com os novos elementos musicais, através de uma linguagem acessível, familiar e organizada.

Em Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro: IMAGO, 1990, a autora do livro, Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Maria Cecília Sanchez Teixeira nos mostra que o “professor deve desenvolver uma visão perspicaz e sensível sobre a cultura escolar, olhando nos olhos do aluno e ouvindo aquilo o que ele tem a dizer.” Da mesma forma, um dos nossos maiores pedagogos, o Educador Paulo Freire, defendia um ensino através do diálogo, da pluralidade cultural, do respeito às individualidades, da democracia e de uma educação emancipadora, onde o aluno pudesse expressar seu pensamento, seus sentimentos. 

Acreditar em um ensino musical desta forma é redimensionar elementos pedagógicos através de uma atividade musical plural onde a individualidade de cada aprendiz possa ser parte da coletividade. Sendo assim, a não uniformização de conceitos, uma pedagogia reflexiva através da criticidade, da pluralidade e da diversidade curricular se faz necessário em nossos dias, ampliando as possibilidades de aprendizado através da riqueza cultural existente em nosso país e no mundo!!! 

O folclore, com as suas multiplicidades regionais, é um elemento importante do nosso passado, do presente e de formação cultural do ser humano para o futuro. Da mesma importância que é a herança deixada pela nossa história musical ocidental, como a música do Renascimento, do Barroco, do Classicismo, do Romantismo, do Nacionalismo, do Jazz ou as correntes do Século XX, a música folclórica, como manifestação de expressão livre dos povos, é um elemento catalisador dentro do processo de aprendizado da criança, no momento o qual o mesmo se cria, se transforma e se multiplica enquanto educação musical.

Em uma de suas citações, nosso grande Maestro e Compositor Heitor Villa-Lobos expressou que “A música folclórica é a expansão, o desenvolvimento livre do próprio povo expresso pelo som.”    

Caberá então ao Professor de Música da nossa atualidade escolher em qual momento e de que maneira inserir no currículo de ensino musical esse elemento cultural tão rico e tão importante em nossa sociedade, ao passo que uma herança musical que se manifeste através da expressão livre dos povos possa se permear de forma a perpetuar-se e transformar-se através de uma pedagogia reflexiva, diversificada e transformadora, onde professor e aluno interajam através do diálogo, do ritmo, da melodia, da harmonia e da música.

Escrito por Marcello Tibiriçá.    

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