quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conservatório Musical do Butantã 30 anos!!!

Conservatório Musical do Butantã 30 anos!!!

Conservatório Musical do Butantã
Olá amigos!

Recentemente o Conservatório Musical do Butantã completou 30 anos de existência! Um feito, num país onde a economia, através dos anos, nunca foi uma aliada importante do empreendedorismo e das iniciativas na área educacional que, por outro lado, se tornam cada vez mais raras.     

E para falar um pouco sobre a trajetória do Conservatório, sobre educação musical e suas conquistas durante este período, o Poética Musical, Violão e Arte teve o prazer em receber para uma conversa a Pianista, Psicóloga, Pedagoga e Diretora Pedagógica Mônica Ajej!!!


Poética Musical: - Mônica, primeiramente, o Poética gostaria de agradecê-la pela oportunidade desta conversa que você concedeu ao blog e também parabenizá-la pelos 30 anos de Conservatório Musical do Butantã.


Mônica: - É um prazer poder falar sobre a Educação Musical em tempos tão difíceis como os de hoje.


Poética Musical: - Gostaríamos que você nos contasse um pouco como foi o início do Conservatório, o que a impulsionou a criá-lo e, consequentemente, entrar na área da educação musical?


Mônica Ajej
Mônica: - Sempre me identifiquei muito com a docência e, desde cedo, dava aulas de piano em minha casa. Como o número de alunos foi crescendo senti a necessidade de ter um lugar só para lecionar e, assim, poder atender com mais eficácia os meus alunos. Aluguei um imóvel no Jardim Bonfiglioli no ano de 1983 e passei a dar aulas juntamente com um amigo que dava aulas de violão. Com o tempo senti a necessidade de oferecer outros cursos, e, aos poucos introduzimos o órgão (que era muito comum na época), guitarra, baixo, bateria, teclado, entre outros. Hoje o Conservatório oferece mais de vinte cursos diferentes. Por volta dos anos 90 comecei a me interessar por aula de musicalização e participei de cursos com renomados pedagogos musicais do país. Aliei o meu conhecimento musical com as minhas formações em pedagogia e, principalmente psicologia e hoje a musicalização é o carro chefe do conservatório. Também nos anos 90 o Conservatório teve seus cursos de instrumentos musicais oficializados pelo MEC e passou a emitir diploma de nível técnico profissionalizante. 


Poética Musical: - Na sua visão, qual o segredo para que uma instituição de educação musical tenha o sucesso de estar tanto tempo oferecendo seus serviços na área do ensino?


Mônica: - Primeiro é a dedicação e empenho da direção e professores. Procuramos oferecer o melhor conteúdo para que o aluno se sinta motivado e interessado em participar das aulas práticas e teóricas.

Em segundo lugar estamos sempre renovando nossos equipamentos e procurando trazer para o aluno o que há de mais moderno no mercado musical.

E em terceiro lugar é o carinho com que recebemos nossos alunos no Conservatório. Procuramos ter um ambiente agradável, acolhedor e familiar. Conhecemos cada aluno e sua família e isto gera confiança de ambas as partes.

Poética Musical: - Pensando na sua vivência de empreendedorismo no ensino musical, qual o maior ou maiores desafios que você qualifica como o mais, ou, os mais importantes para manter uma educação de qualidade?


Mônica: - Manter professores qualificados no quadro de docentes da escola.

Remunerar os profissionais de forma justa para valorizar o seu trabalho.

Conscientizar os professores que é importante se reciclar sempre. Os alunos gostam de saber que seus professores estão fazendo cursos, tocando profissionalmente ou participando de eventos musicais.


Poética Musical: - Conte-nos um pouco sobre como você vê a atual educação musical em nosso país, seus pontos negativos e positivos.


Mônica: - Quando foi aprovada a volta da música nas escolas em 18 de agosto de 2008 com a Lei Nº 11.769 pensávamos que seria a salvação para o ensino musical. Mas, na realidade, com o passar dos anos vimos que não foi bem assim. Não há professores suficientes com formação musical para suprir todas as escolas do Brasil. Em muitos casos, a música é dada pelo professor de artes que não tem a formação necessária para desenvolver um trabalho de real importância. Em muitas escolas, a música é deixada de lado e a ênfase recai sobre as artes plásticas, pintura e teatro. Sendo assim, o ensino musical continua sendo dado pelos Conservatórios, que são pouco valorizados no Brasil, mas que tem um papel importantíssimo na formação do músico brasileiro. Apesar de tudo, vejo mais pontos positivos do que negativos, porque conheço muita gente que está fazendo um trabalho sério, como é o nosso caso aqui no Butantã.     


Poética Musical: - Durante esses 30 anos você vem fazendo um importante trabalho de musicalização infantil em seu Conservatório. Conte-nos um pouco sobre ele. 


Mônica: - Pesquisas mostram a importância da música na formação da criança, entre elas a concentração, atenção, disciplina, raciocínio matemático, coordenação motora, sociabilidade e, principalmente, equilíbrio emocional. A aula de musicalização proporciona a criança toda esta vivência,
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além de despertar o interesse dela para ser um instrumentista ou um apreciador musical. No caso da criança muito pequena, a aula de musicalização, além de ser divertida, desenvolve a habilidade da criança perceber as propriedades do som como: duração, intensidade, altura e timbre. Como iniciamos a musicalização bem cedo, trabalho com bebês a partir de oito meses, é visível o desenvolvimento deles durante as aulas. Cantamos muito durante a aula e a sequência da melodia, da letra e do ritmo fazem com que a criança pense, elabore suas ideias e se reorganize enquanto está cantando. Mesmo as crianças pequenas que ainda não falam, ao ouvirem a melodia cantada pelo professor ou seus colegas executam as expressões corporais que acompanham a música. Ou seja, embora ainda não saibam falar elas acompanham a sequência da letra, melodia e ritmo dentro de si. 


Poética Musical: - Pra você, qual a importância em iniciar-se desde cedo nos estudos musicais, e qual a idade recomendada?


Mônica: - Na minha opinião, quanto mais cedo mais fácil de desenvolver as habilidades musicais. É lógico que a aula para crianças pequenas é diferente da aula de uma criança alfabetizada. Na verdade o ensino musical deve ser como o ensino da língua, primeiro aprende a falar para depois escrever. No caso da música, primeiro vivencia os elementos musicais para depois ir para o instrumento e a escrita musical. Tudo tem que ser feito de uma forma bem natural. Deixar que cada criança se desenvolva no seu tempo e o professor deve estar atento para as diferenças individuais e amadurecimento de cada criança.


Poética Musical: - Muitas vezes, o idoso, ou mesmo um adulto pode se mostrar desencorajado em iniciar-se no estudo de algum instrumento, acreditando, muitas vezes, que não tem mais idade para aprender. A história e o dia a dia têm revelado desfechos lindíssimos sobre esta questão. Gostaria que você falasse sobre os benefícios que o aprendizado musical pode proporcionar para aqueles que começam mais tardiamente os estudos!


Mônica: - É muito gratificante trabalhar com o adulto. Primeiro porque ele vem para a aula motivado, tem tempo para se dedicar
aos estudos em casa e, principalmente, se diverte nas aulas. Hoje em dia os adultos, principalmente os aposentados, dedicam mais tempo para aquilo que lhes dá prazer. A música tem sido a escolha de muitos deles. É inegável o benefício que a música traz para o idoso. O estudo musical desenvolve o raciocínio, a concentração, a memória, a destreza manual, entre outros. Nunca é tarde para começar a fazer aquilo que lhe dá prazer.


Poética Musical: - Além do ensino musical, na musicalização infantil, no canto, ou mesmo no ensino técnico de algum instrumento, quais outras qualificações o Conservatório acredita que sejam importantes para a formação final do aluno?


Mônica: - Além do aluno ter que ser um bom instrumenta ou cantor, ele precisa saber lidar com as emoções humanas. A música, seja ela erudita ou popular, toca fundo na alma das pessoas e o músico deve ter a sensibilidade de fazer uso desta característica sempre visando o bem do próximo. Aqui no conservatório nós enfatizamos o quanto a música é poderosa e o quanto ela pode ser usada em benefício do outro, seja em hospitais, asilos, orfanatos, instituições de crianças com câncer, etc. É lógico que a formação acadêmica para ser um concertista ou docente é muito importante, mas a parte humana também é.


Poética Musical: - Mônica, além da sua formação musical, de que maneira a sua formação, também nas áreas de Psicologia e Pedagogia se integram na formatação do currículo pedagógico do Conservatório, no contexto da inclusão educacional e na sua vivência diária no ensino musical?


Mônica: - As três áreas são muito importantes: música, pedagogia e psicologia. Eu procuro aliar as três ao meu cotidiano como diretora e professora. Seja ao lidar com o corpo docente, com os pais, com as crianças em sala de aula ou mesmo com crianças com necessidades especiais. A minha formação nestas três áreas me possibilita desenvolver um trabalho onde eu consigo, na maioria das vezes, chegar ao resultado esperado. Tenho plena consciência de como lidar com as diferenças individuais, com as necessidades de cada um e como fazer da escola um ambiente acolhedor, confiável e aconchegante para os alunos.


Poética Musical: - Nesses 30 anos de Conservatório, existe algum sonho, projeto ou algo que você gostaria de ter incorporado no ensino musical e que ainda está nos planos de criar futuramente?


Mônica: - Sempre penso em alçar vôos maiores, como montar uma pequena orquestra,  mas não é fácil. Para isso preciso de tempo, engajamento do corpo docente e ajuda de patrocinadores. Também gostaria de poder oferecer aulas de musicalização para um número maior de crianças. De certo modo já fazemos isto oferecendo bolsa integral para todos os irmãos de alunos menores de 8 anos.


Poética Musical: - Mônica, qual o significado da música em sua vida e o que ela proporcionou de positivo a você durante todos esses anos de docência? 


Mônica: - A música faz parte do meu dia a dia de segunda a segunda. Durante a semana dando aula e nos finais de semana escutando as minhas músicas favoritas ou pesquisando novo repertório para usar em aula. Ela me proporcionou muitas alegrias durante todos esses anos: alunos que estão trabalhando e vivendo da música, alunos que são filhos de ex-alunos, ver o desenvolvimento dos bebês, tudo isto é muito gratificante. 


Poética Musical: - Nestes 30 anos de ensino, o Conservatório vem preparando seus alunos para o ingresso em Universidades e importantes centros musicais de ensino, ou mesmo para o mercado musical. Qual o seu sentimento em relação a esta contribuição e, de que maneira o Conservatório busca se atualizar sobre as exigências no dia a dia da educação musical, preparando-se cada vez mais para esta questão?  


Mônica: - Fico muito feliz em saber que o Conservatório contribuiu na formação de muitas pessoas que já passaram pelo ensino universitário ou que ainda pretendem fazê-lo. O Conservatório procura sempre ter professores de alto nível, com metodologia moderna e capacitados para formarem alunos que possam competir no mundo musical.     


Poética Musical: - Para finalizar, gostaríamos que você deixasse uma mensagem para os pais, para os alunos do Conservatório e também para as pessoas que estão pensando em iniciar os estudos musicais!


Mônica: - Aos pais e alunos agradeço a confiança depositada no nosso trabalho e tenham a certeza que fazemos com amor e dedicação. A você que deseja iniciar os estudos musicais eu digo para não desistir nunca dos seus sonhos. A música só vai enriquecer a sua vida, então tome coragem e venha aprender um instrumento ou cantar.


Poética Musical: - Mônica, mais uma vez o Poética Parabeniza o Conservatório Musical do Butantã pelos seus 30 anos de conquistas e agradece a sua participação e a nossa conversa! Sucesso cada vez mais, e que venham mais 30 anos!!!


Mônica: - Agradeço a oportunidade de falar sobre o Conservatório e sobre a educação musical. Sim, e que venham mais 30 anos.



Poética Musical, Violão e Arte Entrevista.

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