sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Violão: preparação para o estudo!!!


Violão: preparação para o estudo!!!

Olá amigos!!! É comum encontrarmos no estudo diário do violão práticas como a postura, a técnica, a leitura, o repertório, e todas essas etapas desempenhadas com um nível importante de concentração para a concretização do mesmo. Para um melhor rendimento das práticas já mencionadas, gostaria de abordar hoje outras práticas que antecedem o estudo do violão e que podem colaborar com o mesmo tornando-o mais prazeroso, melhorando assim a concentração do aluno iniciante, desde a preparação e o momento do estudo propriamente dito. Vamos lá?!!! Boa preparação e bons estudos!!!   

Local de estudo: O nosso “santuário”!!!


Na procura do local para o estudo, o aluno que se inicia no instrumento passa a experimentar vários espaços, e com o passar do tempo decide por aquele que mais o faz sentir-se a vontade, adaptando-se gradativamente a este de forma natural. 

Costumo dizer que o lugar do estudo é o nosso “santuário”!!! É nele que estabelecemos uma conexão direta com a música e com o violão desde o momento que o adentramos. É imprescindível que o mesmo tenha uma excelente iluminação, propiciando uma visualização clara das leituras e do estudo, contribuindo assim para um melhor rendimento e um desgaste menor da visão. É neste espaço que o aluno escolhe em obter o seu melhor aproveitamento, transformando o tempo que viverá nele em seu momento único, e somente seu!!! Quanto à personalização do espaço, se assim o desejar, um ambiente totalmente musical é sempre salutar e bem vindo!!!     

Alongamentos para aquecimento: O “advogado do ciático.”  


Estudar e tocar violão, além de ser uma prática prazerosa, lúdica e saudável, e assim deve ser, também exige um trabalho braçal, onde o esforço físico que empreendemos ao estarmos sentados por um determinado tempo numa certa postura, pode nos trazer tensões indesejáveis que precisam ser eliminadas desde o início, durante e depois do estudo!

Alongar mãos, dedos, braços, ombros, pescoço, coluna e articulações do nosso corpo, antes de nos sentarmos ao violão, é uma forma de prevenir tensões e preparar a mente e a respiração para o estudo. Porém, alongamentos como estes devem ser ministrados por um professor que tenha conhecimento sobre o assunto, ou, sob orientações de um profissional de fisioterapia ou pilates!!! Os alongamentos também são recomendados nos intervalos do estudo e no final do mesmo, melhorando assim o rendimento e a concentração e, principalmente como forma de prevenção contra o LER (Lesões por Esforços Repetitivos), proporcionando ao estudante uma mente e físico saudáveis.

Para os alunos que têm o esporte como um hábito saudável em suas vidas, estes possuem um poderoso aliado no combate às tensões e ao stress!!!

Duração do estudo!


O tempo de estudo de um aluno de violão em estágio avançado, ou de um concertista profissional é bastante longo, podendo o mesmo variar de 6 à 8 horas diárias com intervalos. Para o iniciante, ainda nos primeiros dias de estudo é aconselhável no máximo 30 minutos diários com intervalo, e não mais do que isso! Por não possuir ainda uma concentração desenvolvida para o estudo do instrumento, um tempo acima do aconselhado seria um desperdício de energia desnecessário e não saudável para o aluno. Com o passar do tempo e, com uma concentração mais focada e preparada, a duração do estudo poderá ser aumentada com a orientação do professor!!!

Para finalizar, aqui vai uma dica importante!!! Procure sempre um bom profissional e com a formação no instrumento da sua escolha!!! Com isso, você ganha tempo no aprendizado correto e maior conhecimento musical!!!

Então é isso! Espero que os amigos tenham gostado! Em outro momento abordarei sobre a concentração no estudo do violão. Até a próxima!!!      

Escrito por Marcello Tibiriçá.








2 comentários: